Fechamento Dezembro/2018: 52.206,19

by - janeiro 01, 2019

Olá pessoal! 

Mais um ano se passou e hoje faço o primeiro fechamento do mês em nosso blog. Devido ao tempo escasso que tenho, vou atualizando aos poucos e mantendo vocês informados. O blog ainda está em construção, então vou alimentando e incluindo algumas informações a medida que for lembrando de algo.

Vamos aos números!


Veículo: Tenho um carro popular modelo hatch no valor aproximado de R$ 20.000,00, estou incluindo na contabilidade do patrimônio porque é um bem que posso vender a qualquer momento e transformar seu valor em dinheiro. Não comprei o carro zero, então sua desvalorização foi menor. Além disso, fiz o investimento pois o mesmo me ajuda a fazer renda, compensando a depreciação que todo veículo tem. Ao meu ver o investimento foi positivo, apesar de carro ser um passivo e perder seu valor com o tempo. Pretendo mantê-lo até enferrujar ou não me servir mais, nem penso na possibilidade de trocá-lo por um mais novo. 

Bitcoin: Hoje representa apenas 2% do meu patrimônio. Investi cerca de 3K em Janeiro/2018 naquela alta histórica e amarguei um prejuízo de aproximadamente 70% do valor (tenho 0,057 BTC valendo 846,00 nos valores atuais).
Minha estratégia é não vender no prejuízo e segurá-lo por alguns anos com foco no longo prazo, acredito que a moeda tem bastante potencial de valorização, porém não pretendo realizar novas compras no momento, apenas se a moeda continuar caindo, para diminuir meu preço médio. Os próximos aportes serão focados em FIIs e na Bolsa, estou estudando alguns ativos para dar os primeiros passos. 

Renda Fixa: No momento tenho reservas em CDBs com liquidez diária do banco Inter pagando 100% do CDI e outra parte na poupança. Tenho também um pouco de Tesouro (IPCA 2035), além de  uma LCI pagando IPCA+4,39% ao ano. Deixo a maior parte com maior liquidez, para caso de alguma necessidade ou emergência. 

No geral, foi um ano de muito aprendizado, conquistas e muito trabalho, sou grato por todas as coisas que conquistei. Pude aprender e por em prática muita coisa, além de ter tomado a importante decisão de começar a investir almejando um futuro melhor. Posso dizer que foi o ano em que mais evoluí tanto na vida pessoal, como na profissional. 

Farei uma viagem nesse mês de Janeiro para uma praia no litoral do Nordeste durante alguns dias, já que não tirei férias nesse ano que passou. 

Para 2019 o objetivo é continuar trabalhando focado, manter os aportes, ler mais livros , estudar para se tornar alguém melhor, além de desfrutar da vida com equilíbrio. Porque de nada vale o que temos em patrimônio investido, se não for pra ter um pouco de lazer e tranquilidade, sou adepto a filosofia do equilíbrio, pois ele é fundamental para que possamos nos desligar um pouco dos compromissos e continuar trabalhando duro em busca dos nossos objetivos. 

Que todos tenham um ótimo ano, de muito trabalho, felicidades e conquistas. Feliz 2019!

Abraços do Holder!

You May Also Like

0 comentários