A Importância do Mindset Correto na Sua Vida

by - fevereiro 12, 2019

As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: "Eu crio a minha própria vida". As pessoas de mentalidade pobre acreditam em "na minha vida, as coisas acontecem".

Costumo afirmar que a leitura foi um divisor de águas para mim. Após ler diversos artigos, assistir horas de vídeos no Youtube sobre investimentos, educação financeira e criar o hábito da leitura, grandes mudanças foram ocorrendo, e em questão de meses desenvolvi um mindset de sucesso, se comparado ao que eu era a alguns anos atrás.


Assuma o Controle da sua Vida


Elimine crenças limitantes

As vezes chegamos a um estágio da nossa vida que parece que nada mais caminha para frente. Tudo fica estagnado e você se vê numa realidade que não lhe agrada. Adotamos para nossas vidas crenças sem fundamentos, que acabam nos impedindo de viver muita coisa e progredir em diversos campos. É algo comum na vida do ser humano, estar insatisfeito com o estado no qual se encontra e almejar o crescimento pessoal e profissional de forma contínua. 

Estamos sempre propensos a tomar uma verdade como absoluta e ter algo em que se apoiar e acreditar. Com o tempo essas crenças se tornam obstáculos gigantescos ao nosso redor, que nos fazem prisioneiros de nós mesmos.

Durante minha adolescência, sempre tive o hábito de poupar o que sobrava do salário, mas deixava tudo na poupança. Comecei a trabalhar muito cedo aos 15 anos, aos 18 já estava na faculdade, trabalhava e estudava, mas não sabia nada sobre investimentos, nem da existência deles. Cresci numa família de classe média, onde nunca nos faltou nada, porém também nunca tivemos luxo, nem podíamos nos considerar ricos financeiramente. 

Poderia ter muitos motivos para aceitar aquela realidade na qual estava inserido e permanecer com as verdades e ensinamentos que haviam me passado. Felizmente, passei a estudar e adquirir conhecimentos, a partir daí tenho progredido e melhorado cada vez mais.  

O convívio era rodeado de pessoas que não sabiam lidar com o dinheiro, muitos até hoje não aprenderam. Muitas vezes não faltaram oportunidades, mas observo que o desinteresse nas pessoas quando o assunto são finanças pessoais é enorme, o brasileiro de uma forma geral adora pagar contas e contrair novas dívidas. 

Esse é um exemplo de crença limitante, muitos acreditam ser impossível enriquecer e crescer na vida ganhando pouco, acredito que o quanto você consegue poupar todos os meses para seus investimentos seja mais importante que o valor do seu salário, mantendo a constância e aportando mensalmente, o tempo e os juros compostos se encarregam de crescer seu patrimônio.

Educação financeira deveria ser matéria obrigatória no ensino do nosso país. Você quer ser um pagador de contas pro resto da sua vida? A partir do momento que mudei minha maneira de pensar, mudando hábitos de consumo, utilizando o dinheiro de maneira inteligente, passei a investir todos os meses e a trabalhar cada vez mais para multiplicá-lo, as vezes precisamos abdicar de certos momentos e focar nos nossos sonhos até que nosso objetivo seja alcançado, sem foco e empenho dificilmente chegamos longe. 

Quantas e quantas vezes deixei de sair com amigos aos fins de semana porque tinha que trabalhar, deixei de comer no restaurante caro, de comprar o eletrônico de última geração, ou a roupa da moda, para conseguir juntar um pouco mais, foram tantas que perdi as contas. Afinal, você estaria disposto a pagar o preço? Onde você se vê daqui a 10, 20 anos? As respostas para essa perguntas podem determinar o rumo da sua vida. O tempo irá passar de qualquer forma, cabe a você decidir usá-lo da maneira que lhe convém. 

Consegue perceber o quanto suas crenças limitantes te impedem de progredir? Se seu relacionamento não deu certo, isso não significa que os próximos serão assim. Se sua carreira está estagnada, também não se desespere porque as coisas sempre podem mudar, se não consegue poupar grande parte do que ganha, comece com uma pequena parcela, o importante é iniciar, a partir do momento que você cria o hábito, aquilo se torna cada vez mais fácil. Comece a pensar diferente, se questionar e a não aceitar todas as verdades que ouve.

É cômodo e confortável permanecer na zona de conforto, por esse motivo muitas pessoas continuam onde estão, e impedem outras de evoluir. Seja otimista e nunca se limite a nada por conta de algo ou alguém. No começo pode parecer difícil, mas aos poucos você vai conseguir eliminar todas as crenças limitantes da sua vida. Tenha paciência e sempre mantenha o pensamento positivo no seu dia a dia. Você vai ver como essas crenças não serão mais um problema. Estude, pratique esportes, trabalhe, viaje, ou seja lá o que for, busque sua evolução e mentalize onde você almeja chegar quando estiver lá na frente, isso vai te motivar e tornar essa caminhada melhor e mais feliz.

You May Also Like

0 comentários