Fechamento Junho/2019: 64.016,37 (+5,37%)

by - julho 02, 2019

Olá holders!

Junho chegou ao fim e com ele fechamos mais uma vez com a sensação de dever cumprido, foi um grande mês. Consegui fechar com um aporte razoável e uma ótima rentabilidade. Tudo se valorizou, já estou ficando até mal acostumado.

O Bitcoin continua tendo uma valorização expressiva mês a mês, confesso que não esperava uma recuperação tão grande a curto prazo. Vamos aos números: 


Esse mês adicionei mais 4 FII's a carteira (MXRF11, XPLG11, BBPO11 e HGBS11), totalizando 7 fundos. A idéia é fechar de 8 a 10 fundos apenas, a medida que vou estudando e encontrando algum bom ativo, realizo a compra. Como o mercado está bem esticado estou comprando aos poucos e com cautela, diversificando entre os setores para não ficar com um preço médio tão alto.

No próximo mês devo aumentar minha posição em renda variável e adicionar algum ETF a carteira.

Tomei a decisão de iniciar por fundos de índice por três motivos: 

1) ETFs tem o poder de alta diversificação com pouco capital, o que diminui o risco e a volatilidade no curto prazo. 

2) Baixo custo: o PIBB11 por exemplo, cobra cerca de 0,059% a.a. em taxa de administração, o que é um atrativo para o investidor iniciante.

3) Economia de tempo: "Time is money". Investindo de forma passiva, evito perder tempo estudando ativo por ativo e simplesmente compro cotas de um único fundo mensalmente. Prefiro abrir mão de um pouco mais de rentabilidade que teria investindo em ações individuais, para focar no meu trabalho e aportar sempre bem e de forma constante, além de sobrar mais tempo para minhas atividades pessoais e profissionais. 

Pretendo aplicar também algo em renda fixa, mas com o cenário de juros baixos preciso dar uma garimpada para tentar achar algo bom a médio/longo prazo. Vou dar uma segurada nas compras em Tesouro Direto e comprar algo no setor privado, pois os rendimentos geralmente são um pouco melhores.

Metade do ano já se passou, e as metas estão dentro do previsto. No mais é isso, a torcida é que o segundo semestre do ano seja tão bom quanto o primeiro foi. 

Seguimos na caminhada rumo a independência financeira!

You May Also Like

4 comentários

  1. Holder bacana a estratégia, você também vai ter ações individuais na sua carteira, além do carro índice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surfista, no momento pretendo iniciar apenas com ETFs. Creio que dessa forma posso ter melhores resultados, se comparado ao que teria investindo em ações e tentando "bater" o mercado. Os fundos acompanham os índices, e isso para um iniciante na bolsa já é excelente.

      No futuro sim, com mais tempo e experiência, pretendo estudar e montar minha própria carteira.

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá, BH.

    Cumpadres em questão de filosofia de investimentos. Parabéns pelos aportes recorrentes e a diversificação da carteira.

    Te adicionei ao meu blogroll, se pude fazer o mesmo e visitar meu blog eu te agradeço.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Holding!

      É através da diversificação que diminuímos os riscos e aumentamos a rentabilidade da carteira no longo prazo.

      Seja bem vindo, te adicionei também.

      Abraço!

      Excluir