Fechamento Julho/2019: R$64.624,67 (+0,95%)

by - agosto 01, 2019

Olá amigos!


Chegamos ao fim de julho e com ele mais um fechamento pra conta do Holder.

Foi um mês no aperto, pois acabei relaxando um pouco no trabalho, e gastando um pouco mais do que deveria. Consequentemente o aporte do mês foi menor e o aumento no patrimônio também. Conquistar a IF é muito mais difícil do que parece, basta sair um pouco do foco e todo o seu planejamento vai por água abaixo.

O blog é importante para medir meu desempenho durante o ano e acabo me cobrando um pouco mais, quando não tenho um resultado tão bom em meses específicos. Não só nos investimentos, como no trabalho também. 

Pra quem não sabe sou autônomo e meu "salário" está diretamente relacionado á minha produtividade. Ou seja, quanto maior a carga horária mensal, maiores são os ganhos. Esse mês confesso que dei uma relaxada, devido aos meses anteriores terem sido bons, e o resultado de julho não foi como esperado. Diferente do funcionário público ou da iniciativa privada, que tem seu salário caindo na conta certinho todo mês.  

Mas seguimos em frente, e o importante é que não fechamos no vermelho e tivemos um crescimento patrimonial de 0,95%. De grão em grão a galinha enche o papo. Seguem os gráficos:

Alocação


Evolução Patrimonial


Compras: 10 cotas de BOVA11, 1 lote de ITSA4.

Iniciei meus investimentos em ações, e estou naquela ansiedade olhando cotação duas ou três vezes ao dia, pensando em quais ativos comprar nos próximos meses. Hoje com a facilidade dos aplicativos para celular, fica cada vez mais fácil se distrair do que realmente importa. Tentarei acompanhar menos, focar nas minhas atividades e investir apenas uma vez ao mês, pois nessa de ficar acompanhando acabo comprando ativos mais vezes que o necessário. Olhar cotação só vai te deixar ainda mais ansioso querendo vender seus ativos no prejuízo em períodos de queda.

Grande parte dos colegas investidores da finansfera investem percentual alto na renda variável, gostaria de ter essa coragem, mas com o Ibov na máxima prefiro comprar aos poucos, e ter um pouco de segurança na renda fixa em caso de quedas no curto prazo. Aos poucos vou montando minha carteira de ações e FIIs com foco no longo prazo e aumentando minha posição em RV (lembrando que fundos imobiliários fazem parte da renda variável).

A vida continua tranquila apesar da rotina cansativa, mas pra ter resultados fora da média, precisamos nos tornar fora da média! Pretendo tirar férias no fim do ano por pelo menos uma semana, mas ainda não escolhi o destino, nos próximos meses já vou me organizando pra não ficar muito em cima.

Abraços,

Holder.

You May Also Like

2 comentários

  1. Olá Holder,

    Parabéns pelo aporte do mês, realmente, não é fácil manter um bom aporte, ainda mais quê sempre aparece um imprevisto no mês, no meu caso foi o meu carro que fiz uma manutenção não planejada 1,3k mais pobre, o que consequentemente deixou meu aporte muito abaixo do que eu esperava.

    Parabéns pelo nível do post, em breve estou assim.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IH!

      Veículo é um passivo caro de manter. Além das revisões e manutenções, ainda pagamos impostos todos os anos.

      No meu caso é necessário por minha cidade não oferecer transporte público de qualidade, por questões de segurança e pelo fato do carro me ajudar nas tarefas diárias, inclusive no trabalho, então acaba se tornando um bem que me ajuda a obter renda. Mas tem meses que essas manutenções realmente ficam mais pesadas, o que compromete o aporte.

      Mas seguimos em frente.

      Abraço!

      Excluir