Fechamento Agosto/2019: R$66.718,34 (+3,23%)

by - setembro 03, 2019

Fala pessoal, tudo bem com vocês?

Mais um mês chegou ao fim, agosto passou voando, e sem muitas novidades. Já estamos chegando na reta final do ano e as metas estão dentro do previsto, a tendência é de maior tranquilidade até dezembro, com a diminuição na fatura do cartão de crédito.

A volatilidade do BTC foi alta, mas a cotação praticamente andou de lado, tendo valorização de apenas 3,30%. O Ibov ficou no vermelho em -1,40% tendo uma boa recuperação na última semana do mês, se não o estrago seria maior.

Aos poucos estou me familiarizando com a volatilidade da renda variável, e me expondo mais aos FIIs e ações. A renda fixa ao meu ver perdeu um pouco de sua atratividade, fazendo com que o investidor que queira buscar maior rentabilidade se exponha mais ao risco de mercado.

Vamos aos gráficos...


Evolução Patrimonial


Estou num dilema grande sobre que caminho seguir na bolsa. Comprar algum ETF todo mês e ter mais tempo e tranquilidade para focar nos meus projetos pessoais e profissionais, ou optar por fazer stock picking em ações e ir montando uma carteira com foco no longo prazo.

Se por um lado os ETFs funcionam para muitos investidores, por outro, comprar ações de boas empresas pode trazer ótimos retornos e garantir uma aposentadoria tranquila com foco nos dividendos mensais. Barsi é um dos exemplos de investidor de sucesso, tendo êxito em sua estratégia com uma carteira previdenciária de ações.

Na segunda opção o trabalho é maior, você teria que analisar empresas e tomar suas próprias decisões, na primeira você "terceiriza" todo o trabalho, podendo ter um ótimo retorno seguindo o índice também.

Se analisarmos a longo prazo, teríamos que vender todos os meses as cotas do ETF para obter renda, tendo em vista que no Brasil esses fundos não distribuem dividendos, os dividendos são incorporados automaticamente dentro do próprio fundo, contribuindo para valorização da cota.

E comprando ações, temos dividendos caindo na conta da corretora regularmente...

Eis a questão...

As duas estratégias funcionam se focarmos no longo prazo, resta saber qual irá se adaptar melhor ao meu objetivo. Irei aguardar mais alguns meses, e observar como o mercado vai se comportando, para poder tomar alguma decisão.

Enfim, a vida continua corrida. Tenho tido pouco tempo para atualizar o blog, mas vou tentar continuar fazendo ao menos os fechamentos mensais. Estou tentando conciliar trabalho, estudo e atividade física mas está difícil.

Passei um bom tempo sem estudar, e hoje estou buscando voltar ao ritmo, tirando ao menos 2h por dia para focar, mas sem abrir mão do resto. Tem dias que o cansaço bate forte, mas nada que uma dose de cafeína não ajude.

Seguimos na luta, em evolução constante! Rumo aos 100K!

Tamo junto rapaziada.

Até a próxima, abraços



You May Also Like

4 comentários

  1. Não gosto de Etf para acumulo de patrimônio, não pagam dividendos e tem muita empresa meia boca na carteira. sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo optar pelas ações também Beto. Apesar da minha preferência por investir de forma passiva, infelizmente não vejo ETFs de qualidade aqui no país, além de não possuírem isenção na venda e de não pagarem dividendos, diferente dos ETFs no exterior que pagam dividendos. A medida que o portfólio for crescendo, vou diversificando no exterior. Abraço!

      Excluir
  2. "faça sempre esporte
    ou ginástica – melhor ao ar livre.
    E
    tenha sempre tempo para meditar
    ou rezar.
    Para ler.
    Para ouvir os outros.
    Para um trabalho manual.
    E para comer certo
    da maneira certa."

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas Scant.

      Tiro sempre algumas horas do meu dia para dedicar aos exercícios físicos e procuro me alimentar bem. Felizmente minhas genética favorece e não tenho problemas com peso.

      Quanto ao restante, confesso que não tenho o hábito de fazer, com exceção da leitura. Mas são coisas que aos poucos vou melhorando e adicionando a minha rotina diária.

      Abs.

      Excluir