Fechamento Setembro/2019: R$68.314,38 (+2,39%)

by - outubro 03, 2019

Fala rapaziada, tudo bem com vocês?

Mais um mês tranquilo, com aporte razoável, e se não fosse a forte queda no bitcoin teríamos um crescimento maior. Tirei um tempo para fazer o fechamento do mês, ultimamente tenho tido pouca inspiração e novas ideias de posts para escrever, mas ao menos o post mensal irei continuar escrevendo para atualizar a todos.

Em breve pretendo fazer um post um pouco polêmico com relação as criptomoedas e ao mercado brasileiro de maneira geral. Ainda não comecei, porém já tenho em mente alguns insights, e pro pessoal que está iniciando nesse mercado será bastante útil, pois irei relatar minha experiência, meus erros e acertos nesses quase 2 anos.

De antemão, já vou dizendo que ando um pouco desanimado com relação as criptos e ao BTC, e em breve devo liquidar as poucas moedas que ainda me restam, mas isso é assunto para um post futuro.

Vamos aos gráficos:




Esse mês a bolsa teve alta, renda fixa continua pouco atrativa, coloquei o que entrou na poupança e vou acompanhando até surgir oportunidades de compras.

Recebi alguns centavos de aluguéis das minhas cotas de BOVA11, porém achei bem baixo (aproximadamente 0,31% a.a.). Estou alugando apenas para cobrir a taxa cobrada pelo gestor do fundo. Cada centavo que entra na conta é a semente para o nosso milhão.

Esse mês refleti bastante sobre o futuro que quero seguir como investidor, e a conclusão que cheguei é que o melhor a ser feito é deixar as coisas no piloto automático, e focar no que realmente é importante.

Será que vale mesmo a pena horas e horas acompanhando o mercado, com grandes chances de ficar na média, ou até mesmo abaixo da média de mercado no longo prazo? E se por um acaso e muita sorte você tenha resultados acima da média, todo o esforço e tempo dedicado compensou?

No meu ponto de vista, para fase de acumulo de patrimônio devemos focar em trabalhar mais e aumentar nossa renda, para que os frutos do nosso esforço e a renda passiva comecem a entrar o mais cedo possível. Com exceção de FIIs, que é necessário acompanhar mais de perto, a ideia é simplificar todo o resto. Investimento é para te deixar tranquilo, quando começa a tirar seu sono e te deixar mais ansioso, ou se questionando muito, é porque sua estratégia precisa ser revista.

No caso dos fundos imobiliários gosto de acompanhar e montar minha própria carteira, esses fundos pagam proventos mensais e te dão fluxo de caixa para se capitalizar com mais facilidade. Já no caso das ações, podemos perfeitamente comprar um PIBB ou BOVA todos os meses e terceirizar todo o processo.

Uma coisa é certa, poucos investidores conseguem bater o mercado por anos e anos. No longo prazo, a grande maioria dos fundos ativos de ações perdem para o Ibovespa. E se você é um investidor iniciante, como no meu caso, a coisa fica ainda mais difícil, por isso minha preferência pelos ETFs.

Não sou nenhum especialista e nem costumo recomendar nada, mas para quem está iniciando, quanto mais simples sua estratégia for, melhor. Não sou contra quem gosta de acompanhar de perto e escolher a dedo cada empresa, cada um investe da forma que se sente mais confortável, mas é preciso estudar bastante e analisar bem antes de colocar seu dinheiro suado sem uma estratégia minimamente aceitável.

Estou confiante para os últimos meses do ano, com foco total na parte física e profissional. Aos poucos vou atingindo meus objetivos, é muito bom olhar pra trás e ver o quanto tenho evoluído.

Vou atualizando vocês aos poucos. Abraço a todos!




You May Also Like

3 comentários

  1. "simplificar todo o resto" - recomendo o bastter

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela recomendação Scant.

      Gosto do Bastter, mas não concordo em tudo com a filosofia dele. Pode ser boa para um iniciante como no meu caso, mas não acho que devemos seguir cegamente tudo o que eles falam. Vai do perfil de cada um.

      Abs

      Excluir
    2. Holder, todo método é limitado e cheio de erros
      mesmo assim eles funcionam quando tem mais acertos que erros
      é melhor usar um método do que nada usar

      abs

      Excluir