Fechamento Outubro/2019: R$70.357,10 (+2,99%)

by - novembro 02, 2019

Olá amigos!

Esse mês foi bem difícil e exaustivo pra mim, vivi um turbilhão de emoções, mas fechei com um bom progresso. Não esperava que meu patrimônio fosse crescer da forma que cresceu, devido aos gastos que tive durante o mês de outubro.

Acabei sendo assaltado aqui na minha cidade e tive que comprar um novo celular, além de uma pequena quantia em dinheiro que tinha no momento que também foi levada. Só esse ano já é a segunda vez que isso acontece comigo, e aqui na minha região está cada dia pior. É triste e desanimador você trabalhar duro e ter o fruto do seu suor levado em questão de segundos, mas como não sou de ficar reclamando ou me lamentando e sigo em frente, o importante é estar bem e com saúde, bens materiais é o de menos.

Já pensei muito em sair daqui e imigrar pra outro país, ou até mesmo pra alguma região mais tranquila no Brasil, mas longe dos parentes e da família fica mais difícil. Além dos índices de violência serem altos, o desemprego e as oportunidades de trabalho são bem poucas, mas conversando com pessoas de fora vejo que essa situação vem ocorrendo em outras regiões também. O que nos resta é torcer por dias melhores e seguir em frente, e redobrar a atenção na nossa segurança, pois nos dias de hoje nem mesmo em casa você tem paz e corre o risco que o pior aconteça.

Hoje não trabalho em minha área de formação pois faltam empregos na área, e as poucas oportunidades que surgem são em outras cidades, essas poucas vagas geralmente são preenchidas por alguém que tem algum contato forte que indique dentro das empresas, ou em último caso alguém com bastante experiência e bagagem na área. Então, talvez num futuro próximo eu me programe melhor e organize uma mudança, acho que vai me fazer bem respirar novos ares. Se no setor privado está difícil, uma outra opção é estudar para concursos públicos, ou imigrar e tentar algo fora, pois sei que ficando onde estou não terei grandes perspectivas de crescer profissionalmente. Meu salário hoje gira em torno de 2,5-3k por mês, mas sem previsões de ter qualquer aumento. De qualquer forma está acima do que a maioria dos brasileiros ganham, mas é o que venho ganhando a uns três anos já.

Enfim, vamos ao fechamento do mês:


O aporte foi feito na poupança, mas em breve deve ser usado para compra de novas cotas de FIIs e BOVA11. O Ibovespa continua batendo recordes e atingindo novas máximas, em outubro o índice teve alta de 2,36% e o IFIX registrou valorização de 4,01%, além de subida no Tesouro Direto também. Que os deuses abençoem e esse cenário ainda perdure por muitos anos.


O patrimônio teve crescimento de 2,99% e um acréscimo de R$2.042,72 em dinheiro novo com relação ao mês anterior, o que considero ótimo diante dos problemas que ocorreram. Ultrapassei a barreira dos 70k e fechei mais um mês no positivo, ainda não tive nenhum mês no vermelho, o que se explica pela baixa volatilidade na minha carteira. É muito provável que nos próximos meses isso vá acontecer, já que estou aumentando minha posição em renda variável aos poucos. 

Só para constar, se você investidor iniciante tivesse comprado um fundo de índice como o BOVA, já teria acumulado retorno de mais ou menos 22% só esse ano. O que prova que a gestão passiva é vencedora no longo prazo, e não impede que cada um possa fazer gestão ativa escolhendo empresas também. Dentro de uma estratégia bem diversificada é sempre bom ter um percentual investido em fundos de índice (ETFs) de ações. 

Meu primeiro objetivo que era acumular os primeiros 70 mil foi alcançado, agora é focar nos aportes restantes para concluir com chave de ouro. 

Esse mês o blog completa um ano de vida e até me assustei em como passou tão rápido, ainda temos 2.740 visitas mas esse número vem crescendo a cada dia, a meta para 2020 é dobrar ou triplicar esse número.

Vida Pessoal

Com relação aos gastos tenho saído pouco, maior parte dos gastos pessoais é com alimentação, além de fatura do cartão de crédito e academia. Vez ou outra vou a algum restaurante com minha namorada, ou pedimos algo no iFood, e quando não queremos sair ou pedir algo cozinhamos em casa mesmo. Esses apps de entregas de comida são muito bons e quebram um galho gigante, diariamente recebo cupons de desconto e as vezes sai muito barato pedir algo. 

Não costumo anotar ou planilhar meus gastos porque já são bem frugais, durante a semana tento economizar o máximo possível e nos fins de semana eventualmente tenho alguns gastos com lazer e alimentação. Portanto não vejo tanta necessidade em se preocupar, já que sempre sobra um valor razoável para investir.

Estou um pouco estagnado na academia, mas é devido a dieta que não estou fazendo, treino de 4 a 5 vezes por semana. Por ser ectomorfo, tenho dificuldade em ingerir as calorias diárias necessárias para ganho de peso, por outro lado tenho muita facilidade em perder peso rápido. No momento estou com 60kg mas cheguei a pesar 63 a pouco tempo quando estava focado e comendo bem, a meta agora é chegar aos 65kg focando na dieta e suplementação. Por ser baixo e medir 1,69cm, mesmo pesando 60kg fico com um shape atlético e definido, mas quero ganhar um pouco mais de volume e massa muscular, ainda estou longe do que considero ideal. 

Por fim, deixo esse vídeo motivacional do grande David Goggins. Esse cara é sensacional e é um dos meus mentores na vida, não levo ao pé da letra tudo o que ele faz porque o cara é um soldado de guerra treinado para ser como é, mas seus ensinamentos são de grande importância para mim. Apesar das dificuldades, devemos lutar arduamente pelos nossos sonhos e objetivos. Na vida, muitas vezes passamos por momentos de dificuldades que na verdade servem para nos fortalecer e nos tornar alguém melhor. Lá na frente você vai agradecer por ter passado por tudo o que passou.


You May Also Like

2 comentários

  1. " venho ganhando a uns três anos já." cara, já pensou em fazer concurso público?
    sobre musculação, recomendo o canal treino pesado no youtube
    imigrar tb parece uma boa ideia

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei sim Scant. O problema é que não posso parar de trabalhar como muitos que tem a família para bancar e ajudar durante o período de estudos.

      Para conciliar trabalho, rotina de exercícios e estudos fica complicado. Mas acho que 2 ou 3h por dia dá para estudar sim. Caso eu decida por fazer concurso mesmo, vou organizar meus horários e começar a estudar.

      Não conhecia o canal, vou dar uma olhada lá, mas meu maior problema é a dieta. A dieta para ganho de peso é bem mais difícil que a dieta para perder.

      Abs

      Excluir