Fechamento Dezembro/2019: R$71.949,91 (+3,0%)

by - dezembro 31, 2019

Fala holders!

Dezembro chegou ao fim e com ele também se encerra 2019. Como foi dito no post da minha retrospectiva, tive um ano de muito aprendizado, tanto pessoal como profissional. Meu patrimônio teve um crescimento de 37,81% neste ano, e de 3% no mês, consegui poupar aproximadamente 54 reais por dia por dia durante todo o ano, o que pode ser pouco para alguns, mas para mim é bastante coisa e a tendência é que esse valor aumente nos próximos anos em decorrência dos aportes e dos juros compostos

Vejamos os gráficos de alocação de ativos e evolução patrimonial:

alocação de ativos


Finanças


2019 foi o ano dos FIIs. Hoje ao abrir o site da corretora tomei um susto, minha posição nos fundos imobiliários aumentou mais de R$600,00 apenas em valorização de cotas. Só para vocês terem idéia da dimensão da coisa, o MXRF11, um dos fundos que possuo em carteira, subiu uns 24% só em dezembro (encontramos a nova Magalu? hahaha). Fora os outros fundos que tiveram crescimento muito além do que o normal. Foi o melhor mês do ano para os fundos imobiliários, o IFIX valorizou 10,63%, e no acumulado do ano fechou em 35,95%, ficando a frente do Ibovespa que acumulou crescimento de 31,58%.

Para o próximo ano acredito que a economia e o país continuarão em crescimento, e consequentemente a renda variável continuará sendo a melhor opção para os aportes. Nesse cenário de juros baixos está cada dia mais difícil encontrar algo de bom a médio/longo prazo na renda fixa, mas todo cuidado é pouco, para quem está começando agora o ideal é que vá entrando aos poucos na bolsa, fracionando os valores, caso esteja pensando em aportar uma quantia considerável.

O mercado está em bull market há uns quatro anos, o Ibovespa e o S&P 500 seguem batendo recordes e estão em suas máximas. Não tenho bola de cristal e nem posso prever o futuro, mas sinto que essa tendência de alta ainda pode durar meses ou até anos.

Recebi os juros do empréstimo que fiz no fim do mês passado. Emprestei 4k a um parente a 5% ao mês, e as chances de calote são mínimas por ser uma pessoa próxima e de confiança, então decidi ajudar. Nos próximos meses estará entrando de 150 a 200 reais extras de juros provenientes desse empréstimo até que a pessoa quite o valor total. Nesses casos dependendo da proximidade eu nem cobro nada de juros, as vezes até me sinto mal, mas a pessoa fez questão de pagar já que iria ter que pagar ao banco de qualquer forma.

Estudos

A partir de janeiro devo dar início aos estudos para concursos públicos. Deixei passar essas festividades de final de ano porque é uma época de muitas distrações e compromissos profissionais e familiares, são muitas confraternizações, o que acaba atrapalhando minha rotina. Como já tenho uma graduação, e conseguir emprego na área no setor privado está difícil, decidi focar na área de concursos e estudar durante algum período até conseguir a aprovação.

Hoje está bem mais difícil ingressar no serviço público. Meu avô se aposentou como funcionário público ganhando uns 4k e nem terminou o ensino básico, é quase um analfabeto e mal aprendeu a ler e escrever. Antigamente era tudo na base da política e indicação.

Meu trabalho atual não é na minha área e é muito desgastante, além do salário não ser tão bom. Pretendo me dedicar aos estudos até ser aprovado, mas caso isso não ocorra, vou partir para o empreendedorismo no futuro, que é uma das minhas paixões. A vida é feita de escolhas, e existem muitas possibilidades. Ter um cargo público nos dias de hoje, apesar das dificuldades pelas quais passam alguns servidores, ainda proporciona alguma estabilidade na vida das pessoas. Eu que sou autônomo e não tenho salário fixo, nem 13º, férias e FGTS sei o quanto é difícil ser empreendedor ou profissional liberal nesse país.

Apesar das dificuldades a idéia de empreender e não viver com um salário fixo me atrai mais do que ter um cargo público e ganhos limitados. A minha ideia inicial é passar num concurso, conquistar estabilidade financeira e profissional e após isso empreender com mais tranquilidade e um bom capital para iniciar. Mas como foi dito antes, se a aprovação não vier, vou continuar ralando e conquistando meus objetivos da mesma forma que faço e sempre fiz até aqui.

Meu maior desafio para 2020 será criar e seguir uma rotina sem falhas no dia a dia, incluindo trabalho, academia, relacionamento, estudos, descanso e ainda arrumar tempo para me alimentar e fazer necessidades básicas. 24 horas não são nada meus amigos, qualquer falha de horário já coloca a perder todo o planejamento. É difícil mas para quem sonha nada é impossível. Nos últimos anos estive muito acomodado nos estudos e preciso retomar o ritmo, afinal a idade pesa, os 30 estão batendo na porta e quanto mais velho você vai ficando, mais complicado fica para voltar a estudar. Tenho cada vez mais convicção de que a faculdade foi tempo e dinheiro perdido, já que hoje não trabalho com o que estudei para fazer, mas poderá servir de algo caso passe em algum concurso. Preciso criar o hábito de estudar ao menos 5 vezes na semana, nem que seja por 2 ou 3 horas diárias.


Apesar de me cobrar muito quanto ao meu futuro e me preocupar, estou tentando viver um dia de cada vez, me esforçando e fazendo o meu melhor. Mas sem aquela preocupação exagerada que tinha antes de perseguir todas as metas que estabelecia a mim mesmo. Seguirei trabalhando, estudando, investindo e perseguindo meus sonhos, mas sem deixar de ser feliz e viver o presente também. Afinal, não precisamos provar nada a ninguém a não ser para nós mesmos que somos capazes de melhorar. Quando trabalhamos com esforço e afinco, os resultados uma hora sempre aparecem.

Estou feliz pelo blog estar crescendo, a cada mês as visitas aumentam e me sinto na responsabilidade de trazer algo de bom para vocês que acompanham. Isso me motiva a continuar escrevendo, estudando e com isso também aprendo com vocês. Já são mais de 5 mil visitas, e a previsão para o próximo ano é que esse número no mínimo triplique ou quadruplique.

Então é isso amigos. Que em 2020 sejamos menos duros com nós mesmos, e que nunca deixemos de sonhar e perseverar, pois um homem sem sonhos é um homem sem vida.

Feliz ano novo a todos! Boas festas!

Holder.

You May Also Like

12 comentários

  1. Poh o cara que coloca veículo como ativo tem que ler muito ainda. Quem sabe começe pelo Pai Pobre Pai Rico. Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anôn, seja bem vindo e obrigado pelo comentário. Mas o que me impede de vender meu veículo amanhã e aportar tudo?

      Concordo que carro seja um passivo, mas é um passivo com liquidez. Além disso, meu carro é um popular com 7 anos de uso e o valor não é tão alto.

      Faz parte do seu patrimônio, não vejo porque não contabilizar, mas agradeço sua opinião. E já li sim Pai Rico Pai Pobre, mas não levo como regra tudo o que o autor fala.

      Abraço!

      Excluir
    2. Recomendo a leitura desse artigo https://hankinvestidor.blogspot.com/2019/04/cuidado-com-o-que-le-na-blogosfera.html

      Excluir
    3. Obrigado. Fui lá ler e realmente, os caras estão viajando e repito aqui...

      Patrimonio líquido é a unica coisa que deve ser considerada. Casa e carro jamais, são passivos e muito menos líquidos. Ai vc considera isso nos seus cálculos para FI e ta fudido quando nao conseguir vender a casa nem por metade do preço pedido e quando der PT no carro. Mas cada um viaja como gosta

      Excluir
  2. Sim, Holder, o anônimo acima está correto. Imovéis e carros usados para fins próprios não são ativos. Caso vc tivesse uma agência de carros ou imovéis alugados, poderiam contabilizá-los como ativos, mesmo que os mesmos estivessem vagos e dando despesas. Melhor mudar isso aí. E outra, carro deprecia e não tem liquidez imediata.

    Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Samurai, o anon acima não está correto. Primeiro pq ele impõe um conceito errado baseado num péssimo livro, que nem é técnico, mas de auto ajuda. E outra, caso vc seja uma agência de carros poderia contabilizar como ativos ??!! Fala sério! caso vc fosse uma padaria ou uma farmácia e tivesse carros à sua disposição, poderia (e deveria) contabilizar como ativos. Essas regras não se aplicam somente a um setor de negócios, mas a todas as aziendas

      Excluir
    2. Samurai,

      Não é preciso ter uma agência para alugar, tem pessoas com poucos imóveis que alugam e tiram uma renda mensal com aluguéis. Um cara com 1 milhão em imóveis está mais perto de atingir a IF do que um com 100 mil em conta investido, mesmo que você não venda, pode alugar e tirar uma renda considerável com isso.

      Da mesma forma que podemos investir 1 milhão em ações, as ações podem perder valor e você ficar mais longe da IF por muitos anos, onde em alguns casos, muitas empresas não retornam ao seu valor anterior.

      Sobre o carro, tem maior liquidez que imóveis, o meu por exemplo custa em média uns 20k e por ser um popular, em menos de um mês creio que eu conseguiria vender. Tem CDBs por aí com 7 a 10 anos de vencimento. Fundos de ações D+30 ou D+60. Nem tudo que é investimento no mercado financeiro possui liquidez imediata. Alguns você pode até resgatar antes, mas com chances de resgatar com prejuízo.

      Geralmente lanço o valor abaixo da tabela FIPE. Não acredito que um carro com valor tão baixo vá atrapalhar minha chegada a IF. Se der PT, lanço o prejuízo, da mesma forma que algum investimento no mercado também pode dar e atrasar meus objetivos. Sempre existe o risco.

      Tudo que é patrimônio (ações, renda fixa, imóveis, veículos), devem ser contabilizados no meu ponto de vista. Se no futuro você conseguirá vender é outra história, mas se não conseguir, é possível ter renda alugando ou utilizando em outros negócios também. No meu caso, meu veículo é utilizado no meu trabalho e me ajuda.

      Abraço!

      Excluir
    3. Não coloco o carro na minha conta financeira, mas também não vejo o porquê de não colocar. É um passivo sim, que deprecia, mas que se quiser, pode virar dinheiro mais fácil do que alguns tipos de investimentos.
      Certa vez, li em um blog a seguinte resolução: "Cara, e se tu vender o carro amanhã, vai enfiar a grana onde? No c...?"... cada um faz o que quiser com o seu...
      Abçs

      Excluir
  3. Cara, vc coloca renda fixa e tesouro no grafico separados
    Tesouro é renda fixa, nao é?
    Sobre concursos sugiro o livro do Alexandre Meireles sobre como estudar

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Scant,

      Minha planilha é tão meia boca que eu nem me dei conta disso. Vou corrigir no próximo mês.

      Não conhecia o livro, mas pelos comentários sobre ele parece ser bom, vou dar uma olhada. Obrigado!

      Abs!

      Excluir
  4. Cara, se quiser mesmo concurso e estiver disposto a pagar o preço, caia matando. Veja meu último post falando a respeito. Passando em um concurso mediano, com remuneração e auxílios, vc tira uns 5 a 10K de innício, sem falar que muitos cargos tem plano de carreira, e vai aumentando este valor todo ano (fora o reajuste da inflação)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bufunfa,

      Li seu post, muito inspirador! E parabéns pela aprovação, merecido.
      Não tenho a coragem que você teve de largar o trabalho apenas para estudar, mas vou colocar uma meta de 3h por dia de estudo e focar amigo. Ainda sou jovem, com graduação mas sem emprego em minha formação, penso que concurso é o melhor caminho a seguir.

      Abraços!

      Excluir