Retrospectiva 2019: Que venha 2020!

by - dezembro 14, 2019


Caros colegas da blogosfera, o fim de mais um ano se aproxima. Só eu tive a sensação de que o ano passou voando?

Esses dias estava comemorando o Réveillon e a entrada de 2019 com os familiares, e já estamos praticamente em 2020. E como foi o ano de vocês?

O ano do Holder foi mais um ano de aprendizado, do ponto de vista financeiro e profissional. Tive um resultado bom, mas poderia ter sido bem melhor devido aos problemas que surgiram.

Para quem está chegando agora aqui e ainda não me conhece, criei o Blog do Holder no finzinho do ano passado e passei a escrever um pouco sobre mim aqui. Aos que estão chegando sejam muito bem vindos.

Retrospectiva


Tive problemas familiares ao longo do ano, mas que felizmente se resolveram. 

Perdi amigos por causa de religião, ou pelo menos acho que os perdi, já que brigamos feio e estamos sem contato a uns dias já. Não cheguei a falar sobre essa história, mas um casal de amigos que se converteram e viraram evangélicos viviam convidando a mim e a minha namorada para conhecer a igreja deles e nós sempre adiávamos.

Até pouco tempo atrás os dois frequentavam festas esporadicamente, barzinhos, bebiam e viviam a vida normalmente, sem exageros e vícios. Aí do nada se converteram, deixaram de fazer tudo o que faziam antes, se afastaram do nosso grupo de amigos e nos convidaram para a igreja, e de tanto insistir fomos, mas eu e minha namorada não nos identificamos. Eu até questionei algumas coisas que vi lá e não achei corretas e até comentei sobre isso com eles e outros amigos em comum. Foi o suficiente para os dois se revoltarem comigo e minha namorada e nos acusarem de estar falando mal deles pelas costas, sendo que nunca fizemos isso. 

O fato de parar de beber não tem problema algum, eu mesmo raramente consumo álcool e tenho focado em adquirir hábitos mais saudáveis. O que me incomoda é que esse pessoal que resolve se converter do nada, passa a se afastar dos velhos amigos por causa da igreja e começam a achar que tudo o que fazemos é errado por não frequentá-la, e que a religião deles e o que eles fazem é o certo. E também acho que um bom vinho ou cerveja de leve e sem excesso não vão te levar ao "inferno" como é a crença deles, mas respeito. E nada contra a religião de ninguém, mas é preciso ter aceitação e respeito mútuo para uma boa convivência.

Depois disso eu não tive mais contato, até pensei em procurá-los para esclarecer as coisas e conversar, já que é uma amizade de anos, mas resolvi ficar na minha e seguir em paz. Fico me perguntando se vale a pena manter amizades com pessoas assim, pois tudo que é extremo demais é ruim, sem contar nas falsas acusações que eles fizeram sem antes falar comigo. 

Eu sou um cara introvertido, de poucos amigos, e até meio anti social, mas me dou bem com todo mundo e não sou de ficar de briga ou discussão. Apesar disso e de não demonstrar tanto meus sentimentos de forma clara, sou um amigo leal e verdadeiro, daqueles que não vai te deixar na mão se você realmente precisar. Se você demonstra ser alguém bom e verdadeiro, eu vou retribuir e ser seu melhor amigo, mas se trair minha confiança eu vou preferir não ter amigos do que ter falsas amizades.

Enfim, tenho saúde, uma namorada linda, família que me ama, não me falta nada. Quem vier pra somar será bem vindo, e se não vier ninguém também estarei bem assim. 

Seguindo a retrospectiva: Fui assaltado duas vezes (malditos bandidos), levei golpe de pirâmide financeira e não tive um ano tão bom do ponto de vista financeiro como gostaria de ter tido. Mas o importante é progredir e tirar lições dos nossos erros.

Se até o tio Buffet já perdeu bilhões com decisões erradas nos investimentos, quem sou eu pra me martirizar por perder algumas centenas de reais? Já recuperei o dinheiro perdido e aprendi aquele velho ditado: Não existe almoço grátis. Estude bastante e invista apenas naquilo em que você conhece bem.

Por outro lado, aprendi que não se enriquece apenas investindo e sem trabalho. Perdi dinheiro e tive ganhos modestos, mas os próximos anos estarei muito mais preparado para gerir meu capital. É preferível correr o risco e perder pouco, do que investir pesado em algo de alto risco e levar uma porrada das grandes.

Voltei a praticar musculação e já noto um avanço grande em meu corpo. Como sou falso magro e já tenho boa memória muscular por treinar desde adolescente, não tive tanta dificuldades para voltar a por o corpo em forma novamente. Já até me sinto mais confiante e percebo os olhares das pessoas notando as mudanças no meu físico. 

Consegui aprovar o blog no Google Adsense que era algo que eu estava buscando o ano todo. Tentei por diversas vezes nas quais o blog foi rejeitado por falta de conteúdo. Minha dica aos que também estão tentando é que tenha paciência e seja constante, com conteúdos constantes e originais, a tendência é que seja aprovado.

Ainda não tive ganhos com o Google e estou aprendendo. Mas a longo prazo se ao menos pagar os custos com hospedagem e domínio para manter o blog vivo, já estará de bom tamanho, e se trouxer alguma renda extra será ótimo, pois será tudo reinvestido no blog. Fiquei bastante feliz quando recebi o email do Google confirmando a aprovação.

Dei meus primeiros passos na bolsa comprando minhas primeiras cotas de BOVA11 e ITS4, e ganhei alguns trocados com a alta em que tivemos em 2019. É um caminho sem volta, manterei os aportes para 2020 e preciso urgente aprender a declarar meu IR, será a primeira vez em que farei a declaração e não quero ter gastos com contador.

Por falar em alta o Ibovespa já valorizou mais de 23% só esse ano, que inveja de quem começou a investir antes de 2016 e pegou a bolsa em 30/40 mil pontos. Hoje já bateu 112 mil e continua em alta.

Muitos assim como eu, conheceram a bolsa de valores a pouco tempo e deram seus primeiros passos na renda variável no ano de 2019. Sou grato a todos que compartilham conteúdo de valor na internet, e contribuem para que o Brasil seja um país com mais educação financeira. É triste, mas nós que temos e estamos tendo uma boa base financeira somos minoria aqui. São princípios básicos, mas que muitos ignoram ou não tem conhecimento de como fazer.

Metas para 2020


Nos investimentos a meta será de atingir os 100K em patrimônio. Gostaria de atingir os seis dígitos e sei que é uma meta alta, pois terei que me dedicar mais aos estudos no próximo ano, mas se não atingir esse valor estarei bem próximo. Ainda sou jovem e tenho uma vida toda pela frente, acho que vale a tentativa estudar para tentar passar em algum concurso e melhorar o salário. A curto prazo isso poderá afetar em meus ganhos já que terei menos tempo para dedicar ao trabalho, mas a longo prazo pode compensar esse tempo com aportes maiores em caso de aprovação.

Gostaria de ler mais livros também, comecei a ler O Poder do Hábito mas não curti muito, o livro é extenso e repetitivo. Porém ainda não terminei, vou finalizar para tirar alguma conclusão a respeito do mesmo. Após a conclusão estou pensando em começar "O milionário mora ao lado" ou "O investidor inteligente", já ouvi falar bem dos dois.

Quero também continuar me alimentando bem e praticando exercícios, pelo menos 4 vezes por semana. A musculação é um hábito pra toda a vida, se você deixá-la seus ganhos vão pro ralo, sem contar na sua saúde que melhora muito com a prática de exercícios físicos.

Bem amigos, que 2020 nos traga muitas alegrias e que seja um ano de muita luta e empenho. O pouco que fazemos dia após dia lá na frente se tornará grande.

Tenham todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo.

Abraço a todos!

You May Also Like

6 comentários

  1. Recomendo o livro Hábitos Atômicos, o melhor sobre este tema. Bom 2020

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia anon, vou colocar na minha lista para ler em breve. Gostei do nome.

      Feliz 2020 pra você!

      Abraço!

      Excluir
  2. "'Fui assaltado duas vezes (malditos bandidos)" - muito chato. será que tem algum hábito que favorece ou só azar mesmo?

    fanatismo é uma droga. fui de igreja por mais 20 anos e raramente convidava algum amigo ou colega. tentei forçar minha mulher a ir e não deu certo. por fim, eu mesmo cansei de ir a igreja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Scant,

      1- Sim. Nas duas vezes estava em área de risco, o que favoreceu o ocorrido. Já estou mais esperto e precavido agora.

      2- Concordo. Não tem problema algum frequentar a igreja, ser religioso, e mudar alguns hábitos, mas não precisa ser radical e nem querer forçar as pessoas a gostarem do mesmo que você.

      Excluir
  3. Belo blog holder. Sim, quanto ao aspecto religioso, é como o político. Sempre haverá divergências e desde que as mesmas sejam saudáveis, não vejo problema algum. O perigo é quando há o extremismo, porém é assim que reconhecemos que está conosco.

    Sim, devemos tomar cuidado com essas promessas de altos ganhos em curto tempo. Todo dia saem de casa um esperto e o outro ingênuo, e quando se encontram, o negócio (golpe) acontece.

    Abraços e Sucesso nessa nova década!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samurai, seja bem vindo amigo!

      Realmente vacilei, mas nada que tenha tanto impacto pois foi um valor baixo. O principal é levar como experiência para não cair mais nesses golpes.

      Quanto a religião e política é isso mesmo. Eu convivo com muitas pessoas com opiniões divergentes da minha e respeito a opção de cada um, mas tem uns fanáticos que querem impôr de todas as formas suas crenças.

      Abraços e feliz ano novo!

      Excluir